Nesse domingo (26/02) ocorreu a 89° edição do Oscar. Com direito a grandes surpresas, discursos anti-Trump e La La Land vencendo como Melhor Filme… Não, pera.

De 24 categorias, tivemos 62 filmes indicados. E pela primeira vez na história do Oscar, teve pelo menos um indicado negro em cada categoria nas 6 principais da noite.

Tivemos uma grande surpresa no anúncio do vencedor da categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, Esquadrão Suicida faturou a estatueta. O filme foi completamente massacrado pela crítica em vários aspectos, e em sua única indicação ao Oscar eles levaram o prêmio.

Após 12 indicações em 6 filmes e não ter levado uma vez sequer, a franquia Harry Potter recebe seu primeiro Oscar por Animais Fantásticos e Onde Habitam na categoria Melhor Figurino.

Algumas pessoas que compareceram ao Oscar usavam uma fitinha azul em apoio à ACLU – ONG que defende e representa os direitos e liberdades de todos os cidadãos (posicionamento contra as recentes medidas de Trump, principalmente pelos imigrantes barrados).

Um dos grandes destaques da noite, Moonlight quebrou algumas barreiras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Com o custo de 1,5 Milhões de Dólares, é o filme de menor orçamento a vencer na categoria de Melhor Filme.
Mahershala Ali se consagrou como o primeiro muçulmano a vencer o Oscar, levando a estatueta na categoria Melhor Ator Coadjuvante.
Moonlight também se tornou o primeiro filme com protagonista LGBT a vencer como Melhor Filme , além de ser a primeira vez que duas pessoas negras vencem como Melhor Roteiro. Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney levaram como Melhor Roteiro Adaptado. Moonlight concorreu nessa categoria pois é baseada em uma peça teatral, mesmo ela nunca tendo sido apresentada.

La La Land foi o grande vencedor da noite, levando 6 estatuetas mas será que pode ser considerado um “fracasso” ? Eles concorreram em 14 categorias e ganharam menos da metade, perdendo em categorias como Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Filme.

Para fechar a cerimônia com chave de ouro ocorre a entrega do prêmio mais aguardado da noite, Melhor Filme.

A troca de envelopes foi a responsável pela maior gafe da história do Oscar. Warren Beatty e Faye Dunaway foram os responsáveis por anunciar a premiação. O envelope lido por eles era na verdade o de Melhor Atriz que Emma Stone ganhou por La La Land, enquanto o de Melhor Filme era de Moonlight. As trocas de envelopes causaram um momento constrangedor e vários memes.

 

Confira aqui a lista com os vencedores do Oscar 2017:

Melhor Ator Coadjuvante – Mahershala Ali (Moonlight)

Melhor Cabelo e Maquiagem – Esquadrão Suicida

Melhor Figurino – Animais Fantásticos e Onde Habitam

Melhor Documentário em Longa-Metragem – O.J.: Made In América

Melhor Edição de Som – A Chegada

Melhor Mixagem de Som – Até o Último Homem

Melhor Atriz Coadjuvante – Viola Davis (Fences)

Melhor Filme em Língua Estrangeira – O Apartamento (Irã)

Melhor Curta Animado – Piper

Melhor Longa-Metragem de Animação – Zootopia

Melhor Designer de Produção – La La Land

Melhor Efeitos Visuais – Mogli (The Jungle Book)

Melhor Edição – Até o Último Homem

Melhor Curta de Documentário – Os Capacetes Brancos (Original Netflix)

Melhor Curta-Metragem – Sing

Melhor Fotografia – La La Land

Melhor Trilha Sonora – La La Land

Melhor Canção Original – City of Stars (La La Land)

Melhor Roteiro Original – Manchester à Beira-Mar

Melhor Roteiro Adaptado – Moonlight

Melhor Diretor – Damien Chazelle (La La Land)

Melhor Ator – Casey Affleck (Manchester à Beira-Mar)

Melhor Atriz – Emma Stone

Melhor Filme – Moonlight

 

Edição e Revisão: Giovana Lessa