Oi oi reseteres.. Todos conhecem a história de Harry Potter né? Mas e a  história de sua autora? Já pararam para pesquisar de onde vem tanta criatividade para um mundo inteiro de feitiços e fantasias?

j-k-rowling

Pois então, Joanne Rowling nasceu em julho de 1965 em Yate, na Inglaterra e ela sempre foi muito fascinada por literatura. Quando criança ela adorava encenar peças com sua irmã mais nova Di. Joanne escrevia desde os 6 anos de idade. Quando ela tinha 15 anos, sua mãe foi diagnosticada com esclerose múltipla, ela cresceu e se formou em francês e línguas clássicas, não era bem o que ela queria, mas foi o que a vida lhe proporcionou. Em uma viagem de trem que atrasou, surgiu uma história louca de um mundo de bruxos que tinha como personagem principal um garotinho chamado Harry. Ela teve que pensar na história durante toda a viagem porque por ser muito tímida, ela não quis pedir uma caneta emprestada.. dá pra vocês????

“Penso, hoje em dia, que provavelmente isso foi uma coisa boa, porque eu simplesmente fiquei sentada pensando por quatro horas e todos os detalhes se acumularam no meu cérebro e este garoto magrela, de cabelos negros e óculos, que não sabia que era um bruxo, tornou-se mais e mais real para mim. Creio que talvez, se eu tivesse tido que diminuir o ritmo das ideias para poder retê-las no papel, eu poderia ter abafado algumas delas. Embora às vezes eu fique pensando, ociosamente, quanto do que imaginei naquela viagem eu já tinha esquecido no momento em que coloquei as mãos numa caneta.” (tradução livre). J.K. Rowling

Durante os 5 anos subsequentes, ela se dedicou a escrever os enredos dos livros e começou a escrever o primeiro da série, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, mas ela não terminou esse livro tão rápido assim, nesse meio período, Joanne foi morar em Portugal onde lecionava Inglês. Ela se casou em 1992 e teve uma filha em 1993, mas o casamento não deu certo e ela acabou voltando para a Inglaterra. Como estava desempregada e com um bebê para alimentar, ela recorreu a ajuda do governo para sua sobrevivência. Ela então resolveu finalizar o livro, não era tarefa fácil, ela saía com a Jessica no carrinho e ia até o café mais próximo e lá escrevia até a noite cair. Essa história se repetiu por muitos dias até o manuscrito então ser concluído. Ela ainda tinha que digitar toda a história para poder enviar à um agente. A primeira tentativa foi frustrada, ela recebeu de volta o seu manuscrito. Já na segunda tentativa, ela recebeu uma carta com um pedido para enviar todo o livro para que eles pudessem ler e procurar uma editora para publicar. E também um pedido especial, que ela não assinasse o livro como Joanne Rowling, afinal era um livro para crianças e os meninos que vissem o nome de uma mulher na capa, poderiam não se interessar. Então ela resolve homenagear a sua avó preferida Kathleen, ficando então como J.K.Rowling. Após um ano o agente Christopher encontrou um editor, Bloomsbury Children’s Books publicou o primeiro livro em junho de 1997.

colecao-completa-harry-potter

*O segundo título da série, “Harry Potter e a Câmara Secreta”, foi publicado em julho de 1998 e chegou ao topo das paradas dos livros adultos mais vendidos por um mês após a sua publicação.

*“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” foi publicado no dia 8 de julho de 1999, atingindo aclamação mundial, e passou quatro semanas como o mais vendido entre os livros adultos no Reino Unido.

*“Harry Potter e o Cálice de Fogo” foi publicado em 8 de julho de 2000 com primeira tiragem recorde de um milhão de cópias para o Reino Unido. Esse foi o livro que quebrou o recorde de vendas no primeiro dia de publiciação no Reino Unido.

*“Harry Potter e a Ordem da Fênix” foi publicado na Grã-Bretanha, nos EUA, no Canadá e na Austrália em 21 de junho de 2003 e quebrou os recordes de “Harry Potter e o Cálice de Fogo” como o livro mais rapidamente vendido da história.

*“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa no dia 16 de julho de 2005.

*O sétimo e último livro da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, foi publicado no Reino Unido, nos EUA e em outros países de língua inglesa em 2007.

*J.K.Rowling também escreveu outros livros, alguns ainda dentro do mundo de Harry Potter como :“Animais fantásticos e onde habitam” e “Quadribol através dos séculos”. E outros como: “Os Contos de Beedle, o Bardo”, “Morte Súbita” (primeiro livro para adultos) e “O chamado do Cuco” (seu primeiro romance policial com o pseudônimo de Robert Galbraith).

img_2772

Em novembro de 2016, será lançada a adaptação cinematográfica de ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM. Se vocês quiserem saber um pouquinho mais sobre essa obra é só clicar no link abaixo:

http://resetando.com.br/2015/11/12/o-que-esperar-de-animais-fantasticos-e-onde-habitam/