Muito se fala sobre quem vai ser o Azor Ahai e derrotar os Caminhantes Brancos e o Rei da Noite. Daenerys Targaryen, Jon Snow, Brandon Stark e Samwell Tarly são algumas pessoas apontadas pelas teorias. Mas quem é o Azor Ahai ?

Azor Ahai foi um herói lendário que viveu cerca de oito mil anos antes do Desembarque de Aegon. Diz-se que durante a Longa Noite, Azor Ahai surgiu para derrotar os Outros empunhando uma espada de fogo, a Luminífera.

Seria muito obvio se Jon Snow ou Daenerys Targaryen fossem esse herói lendário. George R.R. Martin não é conhecido por ser clichê e isso nos faz pensar em outras possibilidades. A que mais achamos provável é de que o príncipe Rhaegar Targaryen seja o Azor Ahai e antes de sua morte ele forjou a Luminífera. Para explicar essa visão, precisamos falar sobre a lenda da espada flamejante.

A Lenda da Luminífera

A escuridão cobria o mundo e um herói, Azor Ahai, foi escolhido para lutar contra ela. Porém, para desempenhar a tarefa, ele precisaria de uma espada digna de herói. Assim, Azor Ahai trabalhou por trinta dias e trinta noites até forjar sua espada. No entanto, quando ele mergulhou a lâmina na água, a espada se quebrou. Ele não era de desistir facilmente, então começou de novo.

Em uma segunda vez, ele levou cinquenta dias e cinquenta noites para fazer uma lâmina ainda melhor do que a primeira. Para temperá-la, dessa vez, capturou um leão e enfiou a lâmina no coração da fera, mas o aço quebrou mais uma vez.

Na terceira vez, ele trabalhou com o coração apertado, pois já sabia de antemão o que teria de fazer. Desta vez, após trabalhar na lâmina por cem dias e cem noites, ele chamou a esposa, Nissa Nissa, e pediu que ela descobrisse o peito. Ele enfiou a espada no coração da esposa, e a alma e a coragem dela se combinaram com o aço da espada, criando a Luminífera.

Rhaegar é o Azor Ahai

O príncipe Rhaegar Targaryen se casou com Elia Martell, de Dorne e com ela teve dois filhos, Aegon e Rhaenys Targaryen. Fazendo uma analogia a lenda do Azor Ahai, Aegon e Rhaenys seriam as duas primeira tentativas de Rhaegar de forjar a Luminífera, mesmo que inconscientemente. Para entender um pouco mais antes de falarmos da terceira tentativa de Rhaegar, precisamos falar como ele chegou a ela.

A profecia do Príncipe Prometido

De acordo com a profecia dos livros antigos de Asshai, Azor irá renascer como o Príncipe Prometido para desafiar os Outros. Isso ocorrerá depois de um longo verão, quando a escuridão e o frio maligno descerem sobre o mundo. Diz-se que o Príncipe Prometido empunhará novamente a Luminífera para lutar contra os Outros e, se ele falhar, o mundo falhará com ele.

“Haverá um dia depois de um longo verão, quando a estrela sangrar e o sopro frio da escuridão cair sobre o mundo. Nessa hora, o guerreiro irá tirar do fogo uma espada em chamas. E essa espada será a Luminífera, a espada vermelha dos heróis, e quem a empunhar será Azor Ahai, e a escuridão fugirá diante dele”

Uma bruxa dos bosques profetizou que o Príncipe Prometido nasceria da linhagem do Príncipe Aerys e da Princesa Rhaella. Quando Jaehaerys II Targaryen soube disso, forçou o casamento dos dois.

Aerys ao saber disso, imaginou que Rhaegar seria o Príncipe que foi prometido, mas o próprio Rhaegar com o tempo não compartilhou dessa idéia. Rhaegar achava que um de seus filhos seria o Príncipe Prometido. “O dragão tem de ter três cabeças” é uma frase repetida por Rhaegar também por causa de uma profecia.

Ele acreditava que precisava ter mais um filho e ele seria a Canção de Gelo e Fogo. Elia Martell teve problemas em sua gravidez e não conseguiu gerar um terceiro filho para Rhaegar, que casou com Elia apenas em nome de um acordo de seu pai com o Príncipe de Dorne.

Durante o Torneio de Harrenhal vencido por Rhaegar, ele como campeão pode nomear a Rainha da Beleza e do Amor e ao invés de coroar sua esposa Elia, acabou coroando Lyanna Stark, o que dizem ter sido uma das principais fagulhas para a Rebelião de Robert.

Alguns dizem que Rhaegar raptou Lyanna, outros dizem que ela fugiu com ele por amor. Mas se os livros seguirem a série e Jon Snow for confirmado filho de Rhaegar e Lyanna, Jon Snow é a terceira tentativa. Ele é a Luminífera forjada por Rhaegar e Lyanna é o sacrifício de sangue, a Nissa Nissa.

Essa é uma teoria que vem ganhando força recentemente e nos parece a mais coerente. Se vocês têm alguma outra teoria deixem nos comentários

About The Author

Victor Bugallo

Sacerdote do Deus Afogado nascido nas Ilhas de Ferro, descendente de Odin, aluno da Corvinal e filho de Darth Vader.

  • Eduardo Bezerra da Silva

    Texto muito bom. De quem é essa teoria? Essa é a versão original?