dba

Tudo bem galera? Hoje vamos falar de um Anime/Mangá do glorioso “ONE” ! ( criador de One Punch Man, que foi revivido pelo talentoso Yusuke Murata e marcou presença tanto como anime quanto como mangá no ano de 2015). Vamos para o post!

tumblr_inline_nwanyrDWaR1rfqju8_540

(Saitama fazendo referencia a Mob Psycho 100)

Mob Psycho 100 é um mangá do artista cujo pseudônimo chama-se “ONE” , dentre outras obras do mesmo, temos a famosa One Punch Man ( Saitama OP!) cujo fez muito sucesso no ano de 2015 graças a repercussão do anime, vale salientar que o mangá já era um sucesso pois o site do autor teve momentos em que apresentou mais de 100.000 acessos por dia no seu web-mangá.

Tendo sua obra iniciada em  2012 ,Mob psycho 100 ganhou também  uma versão animada, lançada na segunda metade de 2016, nela nos é passada o dia a dia de um garoto comum, completamente ordinário e suas desventuras colegiais, o grande “plot twist” da trama é que tal garoto apresenta incríveis poderes psíquicos ,além de que, tais habilidades aumentam gradativamente quando suas emoções reprimidas são liberadas.

tumblr_oavtctU7fF1qimk8ao1_540

As características marcantes da animação/mangá são as mesmas de One Punch Man, ou seja, enredo não muito desenvolvido, pontos fortes de comédia, lutas extremamente épicas e cômicas e, é claro, personagem principal PEGADA CHUCK NORRIS, para entender esse ultimo aspecto basta transformar toda a força de Saitama em poderes mentais, fim.

Então Tio João, você esta dizendo que são animes iguais?

Sim e não.

Mob, o protagonista da série é bem parecido em alguns aspectos com Saitama-senpai, porém a uma grande diferença entre eles, enquanto em One Punch nosso herói procura um inimigo forte o suficiente para que suas habilidades sejam testadas em uma luta “justa”(isso enquanto salva o mundo) em  Psycho 100 temos um garoto com poderes psíquicos extremamente poderosos, poderes cujo quais poderiam torna-lo o melhor em tudo, seja estudos ou esportes físicos, porém, em vez de usar seus poderes para benefício próprio Mob procura “mudar” o que é, tentando desenvolver habilidades “normais”, talentos alheios a seus poderes. Existem pessoas que o aconselham nessas empreitadas da vida, na maioria das vezes tentando se utilizar das perícias psíquicas de Mob para ganho pessoal, o que gera muitas risadas no decorrer do anime.

Mob-Psucho-1000

Dentre os conhecidos de Mob temos alguns personagens marcantes como, por exemplo, Arataka Reigen , um exorcista/esper/mago/massagista, um charlatão ( menos a parte da massagem) que treina Mob sendo por assim dizer seu “Sensei”( palavra para Mestre ou Professor), Arataka dirige uma agencia de “detetives” paranormais, e usa seu aprendiz inocente para resolver a maioria dos casos espirituais verdadeiros, já que ele mesmo não tem nenhum tipo de poder ( vale ressaltar que mob acredita nesse cara). Apesar de um safadão ( opa) mentiroso, Reigen-Sensei dá bons conselhos para nosso herói, sendo o mais importante deles o de nunca usar seus poderes psíquicos contra humanos.

bru5wRQ

( Aqui vemos Reigen-sensei usando seu super poder especial mais poderoso: Ligar para Mob)

Em geral, Mob Psycho 100 é um anime mediano, com traços bastante caricatos e psicodélicos que na maioria das vezes, para os mais céticos, são considerados “simples”, o que não é meu caso, sendo assim, em minha opinião, tal “simplicidade” ressalta o tom de comédia da animação, o que dá uma beleza para o desenho, além disso por tratar frequentemente de poderes que advém da mente e do paranormal essa visão abstrata também cria um excelente background para quem é fã de poderes psíquicos, sem falar que o protagonista é Overpower demais, uma boa pedida para passar o tempo.

.Mob01

Ficha técnica:

Mês de Lançamento:  07 – 2016
Tipo de Adaptação: Manga Digital
Género: Ação, Comédia e Sobrenatural

Status: Em lançamento (conta atualmente com 5 episódios)

Criador Original: ONE (One Punch Man)
Estúdio: Studio BONES (Fullmetal Alchemist, Kekkai Sensen, Soul Eater, Noragami, Boku no Hero Academia, etc.)
Realizador: Tachikawa Yuzuru (Death Billiards, Death Parade, e realizador de episódios e obras como: Zankyou no Terror, Steins;Gate Kill La Kill)
Roteirista: Seko Hiroshi (filmes de AjinEmpire of CorpsesKoutetsujou no Kabaneri, Owari no Seraph)
Design de Personagens: Kameda Yoshimichi (Parol no Miraijima)
Música: Kawai Kenji (Barakamon, Fate/stay night, Ghost in the Shell, Higashi no Eden, Joker Game, Ranma 1/2, Seirei no Moribito, etc)
Diretor de Som: Wakabayashi Kazuhiro (Akagami no Shirayuki-hime, Ao no Exorcist, Barakamon, Bungou Stray Dogs, Nanatsu no Taizai, Soul Eater, Usagi Drop, Wolf’s Rain, etc)

 

Domo arigatou gozaimasu !!