Fala Agentes!!

sausage-party-577eeaf3a3404

Não é novidade para ninguém, que vivemos em um mundo politicamente correto, principalmente quando o assunto é entretenimento para as massas, há quase sempre um banco de regras dizendo o que pode ou não ser dito para um grupo bem grande de pessoas em uma sala, buscando não agredir, ofender ou até discutir com o espectador… afinal, ele é quem vai pagar a conta.

É claro que isso não é unanimidade, uma vez ou outra aparece algo que é questionável, mas isso dependende de orçamento, liberdade de expressão, trabalho autoral ou até uma boa lábia. Bom, parece que Seth Rogen tem algumas dessas vantagens.

Festa da Salsicha (Sausage Party), o mais novo filme que encabeça seu roteiro em conjunto a outros comediantes, é tudo menos politicamente correto.

Na verdade o filme manda um FO%$-@# para tudo isso, e busca trabalhar com diversos temas que faria qualquer pessoa sensível se contorcer com o que está sendo apresentado ali. Tão ácido quanto um episodio de South park ou Mr. Pickles… é visível a liberdade que o roteiro tem para discutir tudo que possa ser questionado, sem freios ou amarras.

maxresdefault

Sinopse

“Uma salsicha vive num pacote na prateleira de embutidos e um dia cai num carrinho de supermercado. Agora ela tem de encarar um mundo desconhecido que lhe assusta a princípio. Enquanto tenta se salvar e ajudar alguns conhecidos, buscando entender sua origem, como foi fabricada e qual seu proposito.”

A animação é uma clara paródia as produções de Pixar, objetos inanimados vivendo por um proposito em comum. O mundo criado aqui… se mostra rico e interessante… cada produto desde alimentos, embalagens ou até higiênicos tem um toque especial com seu próprio foco, onde cada um representa uma etnia totalmente estereotipada… nem preciso falar das piadas com produtos alemães, mexicanos ou árabes.

Religião, adultério, alcoolismo, homossexualismo, drogas, doenças, politica, terrorismo, sodomia e tantos outros temas são abordados constantemente por esses seres tão acolhedores. Regrado a palavrões e gírias voltadas para aquele universo, a trama tem um grande foco critico em seu humor, não sendo simples piadas com a intenção de te fazer rir, é claro que se você for aberto e discussões ira aproveitar muito mais todo o conteúdo da obra.

O que marca no filme é o cast, a animação divide muito bem a atenção entre seus personagens, desde o vilão aos figurantes, cada um tem um propósito que move toda a trama, até sua conclusão assustadora. Por falar em cast, o elenco é outro prato cheio para o público, com performances incríveis que combinam perfeitamente com seus personagens, trejeitos e costumes totalmente hilários, formas de falar, gritar, chorar, sorrir ou até resmungar são bem elaboradas.

sausage-party-trailer-still

Seth Rogen da vida a nosso herói não muito convencional… no elenco também estão grandes nomes – Edward Norton, Michael Cera, Jonah Hill, Kristen Wiig, James Franco, Paul Rudd, Salma Hayek entre tantos outros.

O pessoal do SNL em geral, engano seu achar, que todos esses apenas fazem participações especiais, a maior parte tem um grande foco com seus devidos pontos e interesses, você se importa com o que eles fazem e por que fazem. É certo que não são personagens fortes ou bem construídos, são apenas bons personagens com uma excelente dublagem.

Festa das Salsichas faz jus ao seu +18, uma animação que você não vai querer ver com sua família linda e cheirosa, a animação não é indicada para pessoas cheias de dedos ou que apenas busquem uma hora para ficar com os filhos, a caracterização é pesada, piadas do mais alto nível de “EU NÃO ACREDITO QUE TO VENDO ISSO”  e uma boa dose de crítica a vários meios da atualidade.

Carl (Jonah Hill) and Barry (Michael Cera) in Columbia Pictures' SAUSAGE PARTY.

Carl (Jonah Hill) and Barry (Michael Cera) in Columbia Pictures’ SAUSAGE PARTY.

A Direção é de Conrad Vernon e Greg Tiernan. Macacos velhos com animações infantis… A animação é de boa qualidade, e a direção é competente, usando bons ângulos de câmera que junto ao time dos personagens se torna bem fluida… a escolha visual e de ambientação faz toda diferença. Cada canto do Supermercado representa bem uma parte da sociedade que vive ali, sem falar dos produtos que vivem mercado a fora, a tristeza e a podridão, mostram bem como seria triste o destino dos personagens de Toy Story. Teve momentos que me peguei com as mãos na cara no nível de “EU NÃO ACREDITO QUE TO VENDO ISSO 2”.

Em anos de Deadpool… que em base e comparação não chega nem perto dos absurdos de festa das Salsichas, é bom dizer que a animação é um Oasis pra quem procura algo mais HARDCORE.

negzqb4prowylg_1_a

Pontos Positivos

O Filme é auto suficiente – mesmo que eu falasse todos os spoilers da trama, você ainda iria curtir o longa, a dinâmica entre os personagens, as situações e as formas como eles se comunicam, é muito bem sucedida, a animação tem boas críticas e uma bela trilha sonora com breves momentos musicais… e vale ressaltar que temos um monstro nesse departamento, Alan Menken, grande compositor da Disney com alguns Oscars no curriculum, faz bastante diferença e deixa tudo mais harmonioso com aquele absurdo.

As referência são boas, vão desde Resgate do Soldado Ryan à Exterminador do Futuro, além de parodiar algumas figuras publicas do nosso mundo, a variedade no gênero é outro ponto legal, com momentos que emulam filmes de terror regrados a muito Gore e o fato de todos ali não serem pessoas ajuda a direção realizar todos os absurdos.

Pontos Negativos

A Duração – o filme é bem curto, eu adoraria ficar mais meia hora vendo aqueles personagens explorando outros cantos do mercado, mas isso se faz pelo +18 quanto mais curto mais vezes ele poderá ser exibido. Arrecadando muito mais grana, eu entendo… mas realmente queria ver um pouco mais daquele universo… tem aquele gostinho de quero mais.

Conclusão

Fiquem avisados, não é uma animação comum! Não é apenas diversão, tem todo um trabalho em volta para fazer esse filme existir e ser do jeito que é. A polêmica deve ser um dos pontos a impulsionar o filme. Esse estilo hardcore de humor negro sempre atrai pessoas que buscam algo diferente do habitual, boas criticas, bons personagens e excelente animação, para pessoas mais fortes e resistentes a criticas ou alguém mais liberal.

festa das Salsichas é uma boa pedida para fãs desse tipo de Humor.

NOTA: 4/5 

About The Author