animais-fantasticos-header

Depois de cinco anos sem nenhum filme de Harry Potter, finalmente fomos agraciados com uma nova aventura pelo mundo mágico. Animais Fantásticos e Onde Habitam se passa no ano de 1926, um pouco depois da Primeira Guerra Mundial, e o filme traz referências a isso, desde a ambientação do local, às roupas dos personagens características da época.

Enredo do Filme

animais-fantasticos-e-onde-habitam

O roteiro do filme ficou a cargo de ninguém menos que J.K. Rowling. Esse foi o primeiro roteiro para filme da autora de Harry Potter. Sabemos que seria um grande desafio, mas ela é a pessoa mais indicada para criar algo novo do seu próprio universo. Ela entende a diversidade de coisas que existem nesse mundo e a melhor forma de expandi-las.

A história começa com uma referência ao Profeta Diário, onde as manchetes falam sobre Gellert Grindelwald e a caça intensificada ao grande bruxo das trevas. Logo depois vem  uma introdução básica ao mundo bruxo. O uso de feitiços, nomenclaturas já conhecidas pelos fãs da saga, mas feitas de uma forma que uma pessoa que nunca assistiu ou leu Harry Potter entenda.

Newt Scamander (Eddie Redmayne) é o protagonista da nova saga. Aluno da Lufa – Lufa, expulso de Hogwarts quando jovem, possui um interesse particular nas matérias de Herbologia e Trato das Criaturas Mágicas que decidiu viajar o mundo atrás de animais de diferentes espécies, para estudá-los  e chegando nos Estados Unidos começa o sua aventura.

Rowling utiliza mais uma vez da jornada do herói, só que dessa vez com adultos como principais, o que dá mais liberdade para as cenas de romance ou sombrias que certa parte da história carrega. Rowling tem todo o mundo mágico em suas mãos, o que só aumentam as possibilidades do que está por vir nos próximos quatro filmes da nova franquia.

Tom do Filme

seraphina_picquery_fantastic_beasts_cc_trailer

A princípio ninguém sabia ao certo qual seria o tom do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam. Essa dúvida só foi sanada realmente nas salas de cinema do mundo. Rowling nos traz um mundo mágico com uma forte relação com o mundo trouxa, em uma época e um lugar onde havia uma discriminação enorme de quem era bruxo. Referências às bruxas de Salem ocorrem no filme, com o grupo chamado Segundos Salenianos, parte da história que se desenvolve bem com Ezra Miller dando um show de atuação.

Animais Fantásticos consegue ser mais sombrio do que todos os filmes de Harry Potter, mas sem perder a inocência do toque de magia, desde a trilha sonora, como as cenas onde Newt protagoniza cenas lindas com os animais de sua maleta. E a ligação que ele tem com seus animais, a relação que ele tem com seus novos amigos, tudo isso em contraste com a ameaça de Grindelwald e da criatura que assola Nova York, acaba funcionando muito bem.

Personagens

fantastic-beasts-and-where-to-find-them-cast

Eddie Redmayne novamente está incrível nas telonas. A essência de um jovem introvertido ao lidar com pessoas e completamente extrovertido ao lidar com os animais é incrível. Ele consegue expressar bem seus sentimentos, com suas expressões caricatas típicas de um ator de teatro inglês. Um personagem carismático e inocente, que cativa as pessoas.

Dan Fogler funciona como o alívio cômico do filme. O primeiro “trouxa” a ser um dos personagens principais da saga e se vê maravilhado diante de uma vida completamente diferente do que ele havia vivido, e Newt se apegou tanto a ele que não quis apagar sua memória. Jacob é um dos personagens mais carismáticos da nova franquia.

 A personagem de Katherine Waterston é uma bruxa que faz parte da MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos) que foi destituída de seu cargo por  atacar uma trouxa, mesmo que tenha sido por um bom motivo. Porpetina luta para recuperar seu cargo e quando conhece Newt e vê a confusão que ele arruma em Nova York, enxerga uma oportunidade de ter seu cargo de volta, mas acaba se apegando a ele se juntando em sua aventura.

Ezra Miller da um show de atuação, com um personagem que não sabemos direito o quem é e nem o passado dele. Um adolescente que apanha da mãe e tem uma relação próxima com Percival Graves (Colin Farrel). Eles protagonizam as cenas mais sombrias do filme e tem uma excelente construção de personagem. Mais um ponto positivo da nova franquia da J.k. foi o acerto ao definir os personagens e suas histórias.

Pela primeira vez nós pudemos ver um “Trouxa” ou ‘No Maj” como um dos personagens principais da trama. Ezra Miller e Collin Farrel também estão bem presentes na trama, com uma construção muito boa de seus personagens.

Grindelwald aparece no filme?

grindelwald

Gellert Grindelwald tem uma rápida aparição no filme e a história está criando terreno para explorar mais sobre o personagem, saiba aqui um pouco mais sobre ele nesse post. Certamente a ameaça que Grindelwald representa ficará cada vez forte nos próximos filmes, o que culminará no maior duelo entre bruxos de todos os tempos, protagonizado por ele mesmo e por Alvo Dumbledore. Isso deve ocorrer no último filme da saga que se passará num período de 19 anos.

Considerações finais

fantastic-beasts-and-where-to-find-them

J.K. Rowling conseguiu presentear todos os fãs da saga Harry Potter com mais uma história no universo magico, além de agregar novos fãs. Certamente esse filme será um sucesso de bilheteria, e conta com um plot twist que vai explodir a sua mente.

Melhor do que praticamente todos os filmes da saga Harry Potter, Animais Fantásticos e Onde Habitam tem um enorme potencial, além de ter sido um dos melhores filmes de 2016, poderá levar Rowling a indicação ao Oscar de melhor roteiro. A continuação tem previsão para 2018.

Nota: 9,3

About The Author

Victor Bugallo

Sacerdote do Deus Afogado nascido nas Ilhas de Ferro, descendente de Odin, aluno da Corvinal e filho de Darth Vader.