Que a história nos livros é bem mais completa não é segredo para ninguém, o que pretendo esclarecer é o porquê. Como uma amante dos livros, vou especificar cinco motivos pelos quais vale a pena ler o livro antes de ver o filme ou a série.

1 – Os detalhes

Resultado de imagem para livros x filmes

No livro você encontrará mais detalhes em qualquer aspecto, de qualquer história, detalhes como cenários, são bem mais claros e bem especificados, de modo o qual, seja o que for, você vai conseguir imaginar perfeitamente.

Pelo menos na maioria dos filmes esses detalhes são completamente esquecidos, fazendo com que a história perca sua riqueza.

 

 2 -História na Integra

Resultado de imagem para livros x filmes

O livro também te dará a história na integra.

Já assistiu a um filme que pareceu meio sem rumo, uma história meio sem nexo, do tipo que você vê e pensa “que bosta”… Um bom exemplo disso é como a adaptação cinematográfica de Cinquenta tons de cinza conseguiu receber o Framboesa de Ouro em 2016, sendo que o livro se torno o romance britânico mais vendido de todos os tempos com 5,3 milhões de cópias vendidas no Reino Unido e quase 20 milhões no mundo todo.

E se pra toda essa gente, for perguntado se o filme conseguiu levar toda a história para as telonas, a resposta pelo menos de 90% será um lindo e sucinto “NÃO”.

No livro a história é contada sem pressa, com todos os detalhes que tornam a história incrível e clara.

 

3 – Personagens Aprofundados

Imagem relacionada

Enquanto assistia a um filme, já se perguntou “no que será que ele tá pensando?” no livro esse tipo de pergunta está completamente fora de questão, pois a maioria deles são escritos em primeira pessoa, e todas as adaptações as quais consigo me lembrar, são escritas em primeira pessoa, de modo, que com absoluta certeza, falta muita coisa quando se trata de explicações quanto ao protagonista.

E o mais incrível é que alguns livros te dão isso com mais de um personagem. Estar sob a perspectiva do personagem te coloca dentro da história, tornando a leitura surpreendente a cada linha.

 

4 – Lealdade a História

Resultado de imagem para Eu sou a lenda livro

Os filmes enquanto adaptações de um livro não são leais à história, pelo menos não em sua maioria, às vezes o distanciamento das duas versões é perceptível, e o que o autor realmente quer passar é perdido em meio a tantas mudanças.

Somente através do livro será possível ter acesso à história na integra e contemplá-la em sua plenitude.

 

 

 

5 – Legitimidade para Julgar

Resultado de imagem para livros x filmes

Como leitora voraz e amante das adaptações, posso dizer: Ou você as ama, ou as odeia. E a qualidade da adaptação é perceptível, até mesmo para quem não leu a obra. Quando é baixa, é pior. Não ler o livro vai te deixar confuso, e procurar ajuda de quem leu, será pior, pois ficamos revoltados, e disparamos mil e dois motivos de porque ela é ruim.

Se o filme ficar bom, será mais fácil, porém pra quem não leu o livro, será só mais um filme bem feito. Quem leu o livro fica bestificado com a maravilha vista, e aproveita cada detalhe como, como. É indescritível, como é belo o sentimento de ver uma adaptação que deu certo.

 

Espero que tenham gostado, e que os motivos apresentados sejam suficientes para fazê-los compreender o quão maravilhoso é o universo literário.

 

About The Author