Ontem foi o aniversário do incrível Tom Hanks! E decidimos contar um pouco da história deste ícone.
Desde 88 para cá, o ator norte americano tem se destacado como um dos grandes de seu tempo e vem escrevendo seu nome na história do cinema, ou melhor, já escreveu.tom-hanks-112559037

Hanks nasceu em Concord, na Califórnia. Seu pai, Amos Mefford Hanks, era um chefe de cozinha. Sua mãe, Janet Marylyn, era enfermeira em um hospital. Eles se divorciaram em 1960. Começou a atuar no teatro na Universidade de Sacramento, na Califórnia. Mudou-se para Nova Iorque, onde conheceu sua futura esposa, a atriz teatral Samantha Lewes, que era a atriz principal da companhia.

Em Nova Iorque as oportunidades não apareceram logo para Hanks, que em pouco tempo estava desempregado. Com 24 anos teve uma chance, um pequeno papel em He Knows You’re Alone, um filme de baixo orçamento.Nesse mesmo ano, Hanks fez um teste para a televisão e foi contratado para fazer parte do elenco de Bosom Buddies, da ABC.

bigFoi com o filme Quero Ser Grande (Big) que Hanks consolidou seu nome na industria cinematográfica americana. Foi com este longa de 1988 que o ator conseguiu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator.
Após cinco anos nos quais fez muitos filmes, mas de pouco sucesso, Hanks voltou à fama no filme Philadelphia (1993), em que interpreta um advogado homossexual demitido de uma corporação por ser soropositivo. O forte papel com grande carga dramática lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, sendo que desta vez Hanks levou a estatueta.


10704090_10152691656220816_1102811684582415869_nNo ano seguinte, estrelou o legendário filme Forrest Gump. 
A história atravessa várias décadas na vida do personagem central, Forrest Gump, um homem simples do Alabama que viaja ao redor do mundo, encontra figuras históricas, influencia a cultura popular e é testemunha de alguns dos eventos históricos mais notórios da segunda metade do século XX.

Sua impressionante atuação lhe rendeu o segundo Oscar consecutivo e, com ele, Hanks vislumbrou a glória (Somente ele e Spencer Tracy venceram consecutivamente o Oscar de Melhor Ator, uma marca histórica. Realmente, Tom Hanks é uma “lenda viva”), tornando-se um dos atores mais requisitados dos últimos tempos.

Com sua imensa capacidade dramática, Tom Hanks estrelou também: O Resgate do Soldado Ryan; Náufrago; Capitão Phillips; Prenda-me se for Capaz; Ponte de Espiões e Apollo 13.
Seu currículo invejável desperta a admiração de críticos e aspirantes a cineastas e atores; seus prêmios conquistados e seu grande talento são o bastante para coloca-lo com um dos “mitos” da história do cinema.

Em agosto de 2009 foi eleito vice-presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela entrega do Oscar.

About The Author

Lucas Matias

Cinéfilo, diretor de cinema e autor do Instagram: @_ocinefilo