5 anos, só 5 anos!!! dizem que é o tempo exato para  a industria de quadrinhos norte americana se reestruturar, em 2011 presenciamos a DC rebootar seu universo, apagando inúmeras action e detective comics, zerando toda a cronologia do multiverso, e criando 52 novos títulos que reapresentariam seus icônicos personagens para uma nova geração.

13967333666_dc78c945a5_o

Pra não parecer rabugento ao máximo, vamos ver o lado bom – é claro que tivemos coisas boas no Novos 52, revitalizações, uma ou outra saga e principalmente comicidade, fora as HQs  Autorais que fizeram bastante sucesso com o publico, nem tudo foi uma perda de tempo, coisas como Aquaman,Batwoman e Multiversity tem seu valor,e marcaram essa fase de transição.

As animações também ficaram excelentes.

As animações também ficaram exelentes

5 anos se passaram

5 Anos depois dos novos 52, vemos a DC criando novas jogadas para ganhar uma renda extra e de quebra analisar o mercado, um bom exemplo é DC you (que foi uma boa jogada por sinal) HQs autorais, independentes e claro, Quadrinhos derivados de games, como injustice.

Essas foram alternativas bem saudaveis pra variar.

new-52-hed

Mas como sua principal linha, os Novos 52 não estava bem das pernas, a editora  resolveu recorrer ao bom e velho “Já Chega Disso”.

rebirth1

Entra em pratica REBIRTH, plano que já vem sendo desenvolvido a pouco mais de 16 meses, encabeçado por GEOFF JOHNS, um dos principais contribuidores para o universo DC nos últimos anos, tendo no-hall para recuperar a aura antiga dos personagens da editora e de quebra concertar toda a cronologia deletada.

Afinal o nome Rebirth representa sua carreira na DC.

IMG_1444

Rebirth passa longe de ser um Reboot, tá mais pra uma continuação dos novos 52, entretanto o projeto consiste em recuperar a cronologia apagada lá em flashpoint, aquela mesma estabelecida a décadas atrás, quando meu pai ainda gostava de ler quadrinhos e eu era ideia.

3451434-superman-action-comics-1

Voltei muito no tempo, mas você entendeu!

Isso tudo em termos leigos significa, trazer a cueca vermelha do Superman de volta (isso representa muita coisa), e restabelecer todas as relações apagadas (amores, rivalidades e amizades), no vasto multiverso existente, e dar aquele fim simbolico as características da 52° realidade.

GalleryComics_1900x900_20141008_BM_Cv31_541c9e29d12b42.40007991

Lançamento – REBIRTH

A DC elaborou um plano parecido com a própria linha anterior, lançar One Shots (revistas isoladas) para cada titulo, apresentando o renascimento do universo DC, de uma forma bem, digamos, saudosista e emotiva, cheia de esperança e mistérios.

Aqui o calendário de lançamentos das Edições Rebirths.

wp-1459148697903Falando assim é simples, mas todo o emaranhado de coisas que foram feitas em 5 anos dos novos 52, cara, aconteceu muita coisa e ainda estamos sem respostas, descobrimos coisas que poderiam facilmente não existir, sem spoilers, mas Deus Batman foi bem forçado, e suas revelações ainda mais, tá, certo, tudo isso deve ser resolvido nos meses que estão por vir (com mortes, isso parece até Machado de Assis). e teremos um novo ciclo, aliais já temos, e envolve Watchmen.

DC-Rebirth-Shot-05

Agora falando de uma edição em especifico, que eu considero uma carta aberta para os fãs de tantas datas, estou falando de DC Universe Rebirth, escrita pelo próprio Geoff Johns, que se encarrega das principais mudanças narrativas que serão abordados futuramente.

DCsocial_1

Por mim mesmo resumo esse One Shot, com apenas duas palavras, Fortes Emoções.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-012

A HQ já começa interagindo com os últimos acontecimentos dos Novos 52, e faz um link imediato com o inicio e o final de tudo, a Carta do pai de Bruce, escrita lá em Flashpoint, duas grandes surpresas são apresentadas, Wally e Ted Kord estão de volta (felicidade veloz e azul) muitas coisas legais voltaram (esse é o propósito disso tudo daaaaa!!!), mas o foca da Edição fica com o próprio Kid Flash agora um adolescente outra vez, “10 anos da cronologia foram roubados” diz o garoto, “alguém fez isso”.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-051xdd

Wally passa toda a Edição tentando se comunicar com os personagens do universo DC, para que ele possa novamente fazer parte dessa realidade, Batman, Linda e principalmente Barry são constantemente assombrados por uma entidade que eles desconhecem ou não se lembram ao certo, também faz tempo que nós como leitores não vemos ele.

As passagens são magnificas, ao lado da repaginação na Origem do personagem vendo sua existência ser apagada.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-050

O desespero e a aceitação, regrado a muita metaliguagem, faz qualquer leitor ligado a muito tempo com o velocista, desabar, “Obrigado por uma vida incrivel” dispara Wally para Barry, ou seria o próprio Geoff Johns para os leitores, já que Flashpoint apagou todo o seu arco com Wally no aclamado Run com o Flash, fase que eu considero Pakas,

Deve ser pesado para um autor dizer que sua obra foi apagada da história, teoricamente falando.

Mas fica essa imagem, tem tanto nela, é quase como uma parte da minha vida ali.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-051

Mas com tudo o bom filho a casa torna, os garotos estão de volta na cidade, Wally está de volta,

DC Universe - Rebirth (2016) 001-056

E o mistério que fica, os Homens relógio tem algo a ver com essa treta toda, tudo indica que nosso amigo azul e atômico tem um dedo nisso.

DC Universe - Rebirth (2016) 001-062

Em breve teremos as respostas, e eu fico imaginando a cara do Alan Moore quando ver isso, se é que ele vai ver.

Tá intrigado, então se liga

Eu fiz um vídeo mostrando tudo que você precisa saber sobre Rebirth, e mais o que você deveria ler para aproveitar ao Maximo a nova ideia da DC, Confira:

Considerações finais, Rebirth, é o que precisávamos, saudosismo e bons frutos, se vai ser bom ou não, só o tempo dirá, mas no momento, voltamos a ter Otimismo e esperança com um pouco de Justiça.