Para começar essa nossa análise sobre a real trama da série,temos que lembrar de toda a franquia, lá no início em Jogos Vorazes, onde fomos apresentados ao mundo decadente comandado pela capital, a qual mantinha um regimento duro com os 12 distritos, nesse início o que pouco se observou e foi falado é o tanto que a política se faz presente nesse filme. Na apresentação desse mundo novo, é claramente visível o autoritarismo da capital em relação aos outros distritos e como ela manipula todos, seja de forma econômica, social ou até mesmo psicológica. Além desse pensamento político, o filme traz críticas tão na nossa cara, que a maioria não percebeu, a principal delas é em relação aos reality shows que fazem tanto sucesso em nossa sociedade e como isso pode vir a afetar a nossa vida, tem a grande diferença social da capital (luxuosa) e dos 12 distritos (pobreza) .

69544-the-hunger-games-mockingjay-part-1-the-hunger-games-mockingjay-part-1-wallpaper

 Vemos também uma enorme influência de George Orwell ( como não lembrar de 1984 e a Revolução dos bichos?) e podemos até fazer uma paralelo com alguns pensamentos do filosofo Jacques Rousseau. Vamos lá, na capital Katniss é submetida ao espetáculo mais adorado da civilização daquele mundo,  “Os Jogos Vorazes”, portanto, ela passa da periferia para a capital e o casal vitorioso é integrado à sua nova comunidade com hábitos novos e roupas diferentes.

“A sociedade civilizada, desenvolvendo sempre mais sua oposição à natureza, obscurece a relação imediata das consciências: a perda da transparência original vai de par com a alienação do homem nas coisas materiais.” (Jean-Jacques Rousseau: a transparência e o obstáculo)

jennifer-lawrence-as-katniss-everdeen-in-the-hunger-games

A história está feita, temos a oposição e o processo de civilização através da guerra onde todos enfrentam todos na arena dos jogos. Para os participantes dos Jogos Vorazes a vitória significa sobrevivência e reconhecimento na periferia e integração a capital.

As metáforas utilizadas na política são sutis porem significativas. É normal um político dizer que deseja “enterrar politicamente” seu adversário, “acabar” com as possibilidades do seu adversário  ser eleito.  A disputa política pode ser elegante e educada, mas é uma “guerra” e algumas vezes os parlamentares trocam socos, tapas, ponta-pés e cadeiradas.

ID_D15_06219.dng

Nos Jogos Vorazes os competidores tem que conseguir patrocinadores, pois estes fornecerão os medicamentos e alimentos que eles necessitarão. Na disputa eleitoral os patrocinadores fornecem aos políticos os meios financeiros para fazer campanha e sobrepujar seus adversários.

Na arena eleitoral o candidato tem que construir uma imagem pública para agradar seus eleitores e financiadores. Nos Jogos Vorazes os competidores tem um olho no adversário e os dois nas pessoas que estão assistindo ao espetáculo.A finalidade da política não é a resolução do conflito social, mas a preservação da estrutura da disputa partidária. Através dos Jogos Vorazes a capital quer preservar a submissão dos distritos periféricos, onde a repressão policial é semelhante àquela que vemos nas periferias de nossas cidades.

Durante as eleições ocorrem alianças ocasionais e temporárias e parcerias profundas e duradouras. Idem nos Jogos Vorazes, em que vemos o mesmo tipo de hipocrisia e dissimulação que existe na política quando o garoto do distrito 12 se alia aos adversários mortais da heroína para tentar preservá-la. Numa eleição, como nos Jogos Vorazes, as vezes um candidato se sacrifica em benefício do “colega” com melhores condições de vitória.A política nas democracias pós-modernas é representação e espetáculo televisivo. Os Jogos Vorazes também são um espetáculo televisivo em que a representação é importante pois estimula a ajuda desejada dos patrocinadores. Em ambos vemos que alguns participantes resistem aos vícios do jogo (a brutalidade nos Jogos Vorazes, a corrupção financeira na vida pública) mas os vitoriosos são aqueles que conseguem se ajustar perfeitamente à natureza do espetáculo.

the_hunger_games_catching_fire_movie_2013-2560x1440-1024x576

Segue aqui o teaser mostrando a evolução do tordo, e percebe-se como cada um representa o filme ao qual se dirige:

Ficamos por aqui caros reseters, se lembrem de nos seguir em nossas redes sociais e comentar tudo! 

About The Author

Usuário aficionado de café; Fã de filme de herói; Novato nos mundos de HQ; Fotógrafo e Cozinheiro por acidente